segunda-feira, 8 de agosto de 2011

RECEITA DE GESTÃO À BRASILEIRA



Artigos

Por Leila Angélica Oliveira Moraes de AndradeAntes de iniciar quero deixar bem claro que o presente texto é fruto de um trabalho de grupo composto por Ana Cristina, Eraldina, Franklin, Maria Luiza e eu como parte da avaliação da disciplina Planejamento e Projeto Político Pedagógico ministrado pela Professora Cássia Alcântara.

Foi-nos solicitado a elaboração de uma receita do que seria a gestão democrática no Brasil atual com uma política educacional neoliberal revestida de uma falsa liberdade de escolha. Assim a equipe reuniu-se e elaborou a seguinte receita de Gestão à Brasileira.
Ingredientes:

 Planejamento Estratégico
 Conselho/Comitê
 Programas Educacionais
 Diretor
 Arrogância/Prepotência
 Coordenador sem identidade
 Corpo Docente
 Burocracia

Modo de preparo:
Massa
Junta-se em um recipiente representantes do corpo docente e se desejar pode adicionar um representante dos pais para formar o Conselho/Comitê apenas para formalizar o que é determinado pela legislação educacional. Coloca-o em “banho Maria” até a próxima necessidade de uso.

Em outro recipiente acrescenta-se o Diretor com sua arrogância e prepotência, a gosto dele, juntamente com o coordenador sem identidade e desconhecedor de sua função. Adiciona-se, ainda, os programas educacionais, um fermento para atingir metas e índices externos à escola. Bate-se tudo e põe para descansar em fôrma untada com o descaso de alguns profissionais da educação.
Enquanto a massa descansa o forno da escola esta aquecido a anos de espera por transformação.

Recheio
O Coordenador tira do congelador o Planejamento Estratégico enviado pela Secretaria de Educação e simula uma ideia de feitio coletivo do recheio para forjar uma construção coletiva do Projeto Político Pedagógico.

Fatia-se a massa já assada em um forno escolar. Recheia-se com o plano e serve. Saciando a todos com a falsa Gestão Democrática.
Ressaltamos, porém, que a ingestão contínua dessa iguaria pode causar uma séria indigestão. Assim, se já experimentou evite-a outras vezes. Caso venha ingerindo recuse-a e crie a sua receita com ingredientes mais saborosos e de melhor processo digestivo a todos.


www.atribunacultural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário