Acabamos de confirmar essa máxima que perdura desde o início da administração municipal que aí está.
Não é difícil de perceber esse acontecimento que macula os preceitos mais fundamentais da democracia em nossa querida Estância, outrora falada como de maior destaque no cenário nacional com a atuação de seu Conselho de Saúde e não menos comentada no grande feito de ser a cidade pioneira em formar o COMDEMA “Conselho Municipal de Meio Ambiente”, Primeiro do Estado de Sergipe e do Nordeste do país.
Hoje a sociedade civil organizada, arredia e temerosa não participa das poucas chamadas para composição dos referidos conselhos, e quando comparece não se elege dado ao grande número de participantes convocados pela Administração Municipal e seus burgo mestres que lotam os ambientes de eleição com proxenetas advindos dos mais diversos rincões dessa linda terra falada em verso e prosa por Jorge Amado.
Participamos do Fórum para escolha dos membros que comporão o COMDEMA para o biênio 2011/2012, realizado na Câmara de Vereadores de Estância dia 25 de março do corrente, já em sua segunda chamada, pois por motivo de morte do pai do Secretário do Meio Ambiente Sr. Everaldo Carvalho não fora realizado em primeira chamada.
Dr.Josenias França do Nascimento, Procurador do Ministério Público Estadual e ex Promotor e Curador de Meio Ambiente da Comarca de Estância, conhecedor profundo do assunto Meio Ambiente em nosso Município, que acatou muitas ações advindas da Ong Água é Vida nessas duas décadas passadas, fora magnânimo em sua palestra ao chamar a atenção dos presentes para a importância de um Conselho Municipal, da mobilização que precisaria ser realizada por parte da Prefeitura Municipal, conclamando uma participação maciça da sociedade, realçou os feitos outrora alcançados por esse Conselho, dado à sua participação assídua nas questões ambientais, disse até da antipatia que alguns funcionários públicos e da sociedade em geral terem das ONGs de defesa do meio ambiente por conta de suas lutas e intromissões em favor de uma melhor qualidade de vida para a nossa comunidade.
Inúmeras foram às ligações que recebemos antes de sair para participar do fórum, dando conta que seríamos desprestigiados e que estavam arquitetando uma armação para não sermos escolhidos como membro do referido Conselho, agradecemos aos amigos preocupados conosco e saímos para prestar mais um compromisso à sociedade. Perguntamos: Porque não nos querem participando como Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente? Por quê?
Ao chegar à Câmara de Vereadores, qual a nossa surpresa quando vimos somente pessoas convidadas pela Administração Publica Municipal, vale aqui externar nossa grande preocupação, pela ausência da sociedade civil organizada e como gato escaldado tem medo de água fria, nos retiramos e não participamos da eleição.
Pelo menos “essa não perdemos”, e ficamos com discurso para poder nos defender contra as más línguas que fazem julgamentos escusos. Em uma outra oportunidade quando da escolha de Delegado para representar Estância em Congresso Nacional de Meio Ambiente, perdemos para um representante da Associação do Bairro Santa Cruz, nada contra esse representante, e foi uma lavada memorável, bastantão a pouquinho para eles. Na época estavam monitorando a eleição servidores advindos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos que fizeram um montão de perguntas para os presentes que lotavam o espaço da Escola Técnica de Estância e ninguém respondia às perguntas a não ser o Professor Palomares que foi chamado a atenção por uma das coordenadoras que disse o seguinte: Só o senhor que entende de meio ambiente por aqui? Fiquei calado e a reunião continuou, antes, porém, num gesto um tanto covarde o Prefeito Municipal citou a palavra “Eco bobos”, para aqueles que defendiam posições conflitantes de defesa do meio ambiente, mas não esperou a réplica retirando-se do recinto com a desculpa de outros afazeres.
Deixamos que os leitores nos julguem:
Vocês acham que perante todas essas afirmativas relatadas seríamos personas mui gratas, naquele recinto?
Não somos eco bobos!!!....
Ong Água é Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário