sexta-feira, 25 de março de 2011

A SERIEDADE DO “OBA OBA”

Ultimamente temos visto de tudo aqui pras bandas da Cidade Jardim, neguinho falando até que vai construir Hospital do Câncer, muito bom e nada contra! Haja vista que a unidade que funciona lá pela capital está em pedaços, os pacientes que por lá aparecem não sabem muito bem se desaparecem ou saem de lá pelo menos com as vestes ou um pouquinho mais de saúde.

Se houvesse “seriedade” nas administrações públicas não estaríamos propensos a nos deparar com tamanhas sandices.

Os pacientes com câncer que hoje sofrem tratamentos inadequados foram vítimas de descaso da administração pública, senão vejamos: Água mal tratada condutora de metais pesados cancerígenos, captação de água sub dimensionada e em local inadequado, no quintal das fábricas, falta de tratamento de esgotos domiciliares e industriais possuidores de elementos químicos causadores de câncer, disposição inadequada de lixo contendo contaminantes tóxicos de diversos teores como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, plásticos e isopores possuidores do desconhecido “esthirofoian” interferindo na dinâmica dos ecossistemas e poluindo o ambiente (as embalagens de isopor já são proibidas em diversos países), sem falar nos agrotóxicos utilizados em grande escala nos hortifrutigranjeiros, vindos de Itabaiana, que levamos para dentro de nossas casas e acondicionamos em nossas geladeiras e não esquecendo de lembrar da fumaça do nosso transporte coletivo que durante grande parte do dia joga fumaça preta contendo uma grande quantidade de enxofre na fuça daqueles que estão no seu caminho ou nos coitados moradores da canaleta que os conduzem do Bairro Santa Cruz ao Bairro Santo Antonio, passando por Valadares, Valter Cardozo e Paulo Amaral, é! Fumaça preta na cara durante todos os dias! Sem o mínimo de observação dos órgãos fiscalizadores. Pelo menos isso! Fiscalização, até nos parece mais fácil. Ou eles não vêem e fazem também o oba, oba das famosas blitz!

A Poluição Sonora então é a grande musa da falta de seriedade, todavia a administração pública tem os proprietários de carros de som como verdadeiros vassalos.

Tudo isso minha gente não passa de falta de seriedade com as questões de Gestão de Saúde e Meio Ambiente, e quem tem a obrigação de fazer Gestão Administrativa nesse país? Quem são os fiscalizadores?

Presidente, Governadores, Prefeitos e outros administradores públicos de mais baixo escalão que tem por obrigação cumprir os seus deveres de Gestores Públicos como manda a nossa constituição e fazer o dever de casa zelando por seu país, estado ou município, promovendo o desenvolvimento sustentável propriamente dito, e deixar de oba, oba...

Sim, deixar de oba, oba! Segundo um “rato de rádio”, num programa radiofônico muito ouvido disse certa feita que a administração pública de Estância tenha se especializado em “enfeitar bodegas”, que me perdoem os outros ratos, mas respeitamos os de rádio! Com toda pureza d´alma.

Oba, oba sim! Senão vejamos: Perguntado sobre o carnaval do Abais, alguém disse que os melhores momentos daquele carnaval intitulado como os supra-sumos do estado eram: Antes de iniciar, o intervalinho das bandas e depois que paravam de tocar, a Administração Pública de Estância ofertou aos seus cidadãos uma festa de carregação ou de quinta categoria, vejam! Isso é um tremendo oba, oba! Propaganda enganosa!

Outro oba, oba soberbo, lácteo e galáctico é a colocação de barcos de fogo fora da época junina, vai virar carne de vaca!

Agora, o pior de todos os oba, obas é aquele com o viés ambiental: Abraço de rios, plantação de mudas nativas, limpeza de rios poluídos com escolares, limpeza de praias e etc. etc. etc. e discurso de ambientalista, rsrsrsrsrsrsrs...

Pois bem: Por que os administradores de plantão não se mancam e procuram à virtude da seriedade deixando de lado esse oba, oba de contratação de trios elétricos, pinturas de meios fios incluindo troncos de árvores que é um verdadeiro crime, e festas de todos os naipes e para todos os gêneros e façam de fato o dever de casa, aquilo que prometeram em campanha, tais como a mais notável das promessas: Os estádios fantasmas denominados pela boca pequena de Chimão e Chimãozinho.

Muito bom que o povo se investisse de uma grande seriedade e desse um grande OBA, OBA para eles e seus pares! Estaríamos nos livrando dos maiores enganadores que essa cidade já viu!

Ong Água é Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário