sexta-feira, 18 de março de 2011

Aracaju tem 22 vezes menos árvores do que precisa


Há sensações que só a natureza consegue transmitir para o ser humano. Por isso, morar em um centro urbano e sentir a arborização por perto tem um valor incomparável. Em Aracaju, a presença de canteiros, árvores, plantas e parques refletem na preocupação de melhores condições de vida para a população. Mas a quantidade de vegetação existente ainda apresenta sérios déficits.

O Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe - UFS - realizou um estudo e concluiu que a área verde de Aracaju é 22 vezes menor que o adequado. A pesquisa mostrou também que alguns bairros possuem mais vegetação que outros. No Centro, por exemplo, foi registrado a presença de mais árvores que toda a Zona Norte da capital. Já na Zona Sul, o número de árvores encontradas é superior à do Centro e da Zona Norte.



Aliás, além de embelezar e oferecer ar puro para os moradores de uma cidade, a vegetação gera sombreamento dos espaços e contribui para a melhoria da climatização - o ambiente em um local arborizado pode sofrer alterações de até 4°C .

SOMBRA E ÁGUA FRESCA

Apesar da área verde total ainda ser inadequada para a cidade, em dias ensolarados os aracajuanos saem à procura de locais arborizados para passear e driblar o forte calor. Os parques da capital são uma ótima opção de lazer: o da Cidade, no bairro Industrial; Sementeira, no Jardins; Cajueiros, na Coroa do Meio e Teófilo Dantas, no Centro.

Destaque-se ainda que dentro do Parque da Cidade, há uma unidade de preservação ambiental, denominada Área de Proteção Ambiental - APA - Morro do Urubu - embora a ocupação de moradias irregulares e em área de risco estar ameaçando o local. Há também a existência do Parque Ecológico Tramanday, no bairro Jardins, uma espécie de área de reserva, dotados de diversos tipos de vegetação. Mas, profundamente marcada pelo abandono.

Foto Destaque: Fabiana Costa/Arquivo Cinform

Fonte: Cinform

Matéria completa no CinformOnline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário