sexta-feira, 23 de março de 2012

Ana quer debater agressividade de seguranças na Comissão de Direitos Humanos

 Escrito por Iracema Corso
A deputada estadual Ana Lúcia (PT) enviou na manhã desta quinta-feira, 22, um ofício à Secretaria de Estado de Segurança Pública informando o órgão sobre os abusos cometidos durante a manifestação pública realizada no bairro Jardins na tarde desta quarta-feira, dia 21, no Dia de Luta Contra a Discriminação Racial.

Ana Lúcia denunciou na tribuna a prática violenta de seguranças do Shopping, alertando que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa precisa se reunir para discutir sobre os casos de violência cometidos dentro do estabelecimento comercial – um problema que já causou a morte de um cidadão e a agressão de outros jovens.

A parlamentar frisou que o preconceito racial e social esteve presente nos dois casos citados. “Não dá para aceitar o preconceito de classe, gênero e de etnia. Penso que precisamos dialogar também com o Ministério Público Federal e Estadual, e com a Polícia Federal sobre a abordagem agressiva destes seguranças contratados. O problema é que eles incorporam um nível de violência que não é condizente com o trabalho que realizam”, criticou a deputada.

Na tarde de ontem Ana Lúcia acompanhou a manifestação e presenciou que muitos seguranças filmavam e fotografavam as pessoas presentes na manifestação. “Precisamos dar um basta à criminalização dos movimentos sociais que existe não só no nosso país, mas em toda América Latina. E nós todos precisamos ser reeducados em nossos preconceitos para que este problema não se perpetue na nossa sociedade”, alertou.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Vereador Dominguinhos do PT apresentou Projeto de Lei para instituir em Estância o ano 2012 como ‘Ano Cultural Jorge Amado’

O escritor baiano que teve intima relação com Estância faria cem anos em 10 de agosto.


No último dia 08 de março, o Vereador José Domingos Machado, Dominguinhos do PT, apresentou o Projeto de Lei Nº 15 de 2012instituindo o ano de 2012, em todo território do Município de Estância, como “Ano Cultural Jorge Amado”.

Segundo o Projeto do parlamentar estanciano a instituição do Ano Cultural Jorge Amado visa a comemorar o centenário do nascimento de escritor baiano, que era Cidadão Honorário de Estância, que ocorrerá em 10 de agosto, ea divulgar a sua obra e a sua intensa relação com nosso Município.

Para que a propositura, caso receba a aprovação da Câmara e a consequente sanção do Executivo Municipal, seja efetivada oPoder Público, através das Secretarias Municipais da Cultura e da Educação, poderá, em conjunto com as entidades públicas estaduais, federais e da sociedade civil organizada, contando com a participação da Câmara de Vereadores, criar Comissão de Organização dos Festejos, Comemorações e Atividades Culturais alusivas ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado.

Na justificativa ao Ato Legislativo o proponenteressalta que “ Jorge Amado, nascido no interior baiano, manteve íntegras suas raízes sergipanas e sempre que podia, ou que precisava, voltava a Sergipe (veio uma vez, ainda bem jovem, aos 12 anos, a Itaporanga, onde moravam os seus avós, e duas vezes a Estância, nos anos de 1930, demorando-se em ambas), e parecia tomar o trago das coisas locais, embriagando-se da sergipanidade, tantas vezes incorporada, depois, em suas obras, através de personagens imortalizados com seus nomes próprios ou disfarçados com outros nomes.”

E destacando texto do pesquisador e historiadorsergipano Luiz Antônio Barreto conclui: Em Estância Jorge Amado viveu capítulos singulares de sua vida, que jamais esqueceu. O seu coração batia no ritmo estanciano do casario colonial, do Hotel Vitória, da Papelaria Modelo, da Sociedade Monsenhor Silveira, e deixou, em cada um dos amigos e conhecidos, uma imagem amiga, doce, irreverente algumas vezes, mas sempre acomodada no bucolismo da paisagem, “burgo tranquilo e belo, cercado por dois rios piscosos”, antes de ser tocado pela magia do mar: “O oceano falou comigo, e nunca mais fui o mesmo”.

E para concluir, o vereador conclama: Senhores Pares desta Edil Casa, não poderíamos deixar de no Ano de Centenário de Nascimento de Jorge Amado, criar, através de Ato Legislativo, um mecanismo para ampliar não só o que a obra de Rui Nascimento começou a cultivar, mas para também, de fato, levar à nossa gente a grandiosidade do diálogo que a vida do escritor baiano manteve permanentemente com nossas tradições, coisas e elementos de identificação da nossa presença em Sergipe e na Bahia.

Da Assessoria do vereador
http://www.estanciaonline.com.br/ler.php?op=noticia&id=3631

sexta-feira, 16 de março de 2012

DUDU RETIRA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO EM ESTÂNCIA

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Rubens Marques de Sousa, conhecido como professor Dudu (PT), durante a entrevista na manhã de hoje (15), concedida numa emissora de rádio local, na ocasião que o ex-prefeito José Nelson de Araújo Santos (PDT) fazia uma intervenção, respondeu a Zé Nelson, como é conhecido, que estava retirando sua pré-candidatura a prefeito.

 
Dudu está bastante chateado com o ocorrido de sábado (10), quando numa eleição realizada pelo Partido dos Trabalhadores, Diretório de Estância porque não ocorreram as prévias e os delegados do partido deram vantagem ao vereador Artur Oliveira (PT).

 
Mas o professor Dudu informou que a luta continua. Durante sua entrevista, o professor foi bem cumprimentado por diversos ouvintes, que ligaram para a emissora, sendo solidários com o sindicalista.

 
“Não serei mais pré-candidato pelo PT a prefeito de Estância, por discordar das regras estabelecidas pelo Diretório em Estância. Só continuaria se houvesse prévias, para que eu pudesse fazer balanço e apresentar propostas para...”, disse Dudu.

 
Redação A Tribuna Cultural.com.br

terça-feira, 13 de março de 2012

Professores paralisam atividades em todo o país

Em todo o país, a categoria faz um movimento de alerta e paralisa as atividades por três dias.


Os professores da rede pública do Distrito Federal entraram em greve hoje (12). Em todo o país, a categoria faz um movimento de alerta e paralisa as atividades por três dias – de quarta (14) a sexta-feira (16) – para cobrar de governos estaduais e prefeituras o pagamento do piso nacional do magistério. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, destaca que o movimento pode ser ampliado, por tempo indefinido, conforme as assembleias da categoria em cada estado.

“Os professores farão atos públicos e passeatas em vários estados brasileiros. A chamada da CNTE é de três dias para fazer uma avaliação, se continuará ou não com a greve. Cada estado tem autonomia de fazer uma avaliação e ver a situação, decidindo se deve [manter] a greve”, disse Leão, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, que foi ao ar hoje (12).

Leão destacou ainda que o piso salarial em vigor no país – que é de R$ 1.451 – não atende às necessidades dos profissionais em educação. Segundo ele, pelos cálculos da CNTE, o ideal é fixar um piso de R$ 1.937.

“Os governadores e prefeitos em vez de buscarem formas de pagarem sem questionar, não, eles questionam o critério e o valor de reajuste. E, nós não aceitamos esse tipo de coisa e essa paralisação tem essa finalidade”, disse Leão.

Levantamento feito pela Agência Brasil e publicado na semana passada aponta que nove estados ainda não pagam o valor do piso aos professores.

De acordo com o presidente da CNTE, atualmente muitos estados e municípios não conseguem provar o que investem em educação. No mínimo, de acordo com a Constituição Federal, 20% do total arrecadado em impostos pelo estado devem ser aplicados em educação.


Da Agência Brasil
http://www.estanciaonline.com.br/ler.php?op=noticia&id=3571