quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Deputada Ana Lucia é a presidente da Comissão de Educação da Alese

A professora e deputada Estadual Ana Lucia (PT), conhecida pela sua luta e reivindicações na área de educação, foi eleita presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) neste 3º mandato, a decisão ocorreu através de uma eleição entre os parlamentares estaduais, ocorrida no último dia 17/02(quinta-feira).

A composição dos demais membros da comissão será definida posteriormente, e já desperta expectativas entre os diversos representantes da educação em Sergipe, inclusive na própria parlamentar que já pretende implementar ações que venham a fomentar o debate sobre educação visando contribuir para a superação dos problemas educacionais do estado.

Para a presidente do Sintese, Ângela Maria Melo, essa eleição representa um marco na história da educação, visto que Ana Lucia traz um acúmulo no assunto por sua história de luta, e por isso viria a contribuir com grandes debates na Assembleia sobre políticas públicas de educação.

Nesta linha, Joel Almeida da direção nacional do CNTE enfatiza a importância da deputada petista presidir a comissão “Para nós é um divisor de águas na comissão de educação, já que pela primeira vez na história da Alese nós temos como presidente da comissão de educação uma professora do movimento organizado dos trabalhadores da educação, sem dúvida ela dará um nível de qualidade nas formulações da comissão”.

A importância desse fato político não só reascendeu as esperanças do sindicato como também de outras entidades que buscam uma melhoria na luta pela educação no estado, e almejam uma educação gratuita de qualidade para todos.

“Eu fico absolutamente feliz por essa eleição, que é uma legitimidade na luta da educação, a figura de Ana na cidade se constrói pela educação. Estar numa comissão dessas significa que teremos espaço e respaldo político para encaminhar as questões da educação em Sergipe de forma qualitativa, já que além de ser uma excelente parlamentar, é uma excelente teórica, o que irá qualificar o debate”, declara a professora Maria Cristina Martins da UFS do departamento de educação e coordenadora do Fórum de Educação Infantil.

O professor Carlos Alberto Naput, do Instituto Federal de Ensino Tecnólogico de Sergipe, também ressaltou a importância histórica de se eleger uma mulher com a história da parlamentar na Comissão de Educação, “É colocar a pessoa certa no lugar certo”. Mas aponta uma preocupação ”É preciso que a comissão colabore nas decisões e discussões, e que haja a colaboração do governador”, finaliza o professor.

O Pró-reitor de extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ruy Belém, acredita no trabalho que poderá ser feito pela deputada na Comissão, e que com ela a discussão será permanente na Casa Parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário